Publicação: 08/08/2025

 

 

Papeleiros de todo o Brasil se reúnem no 7º Encontro Nacional da categoria em Praia Grande (SP)

 


Teve início nesta quarta-feira (6), na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, o 7º Encontro Nacional dos Papeleiros, evento que reúne trabalhadores do setor papeleiro de diversas regiões do país. A programação foi aberta com um curso de oratória e seguiu nesta quinta-feira (7) com a solenidade oficial de abertura, consolidando o início dos debates e atividades centrais do encontro.

 


A iniciativa é organizada pela Federação dos Papeleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Centrais Sindicais, da FESPAM – Federação dos Papeleiros do Mercosul – e da IndustriALL, entidade sindical internacional que representa trabalhadores da indústria ao redor do mundo.

 


Eduardo Henrique (SP) e Carlos Lacerda (PA)

 

Representando a CNTI, o companheiro Carlos Lacerda Maciel marcou presença no evento, atuando como Representante Profissional e Internacional da Categoria Papeleira, além de exercer a função de vice-presidente do SINTRACEL, sindicato dos trabalhadores de papel e celulose dos estados do Pará e Amapá. Sua participação foi viabilizada com o apoio da própria CNTI e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias dos Estados do Pará e Amapá (FETIPA).


Outro nome de destaque é o de Eduardo Henrique Neves, Secretário da CNTI na Região Sudeste e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel de Guarulhos e Região, que também acompanha as discussões em Praia Grande.

 

Entre os temas de maior relevância do encontro está a elaboração da campanha salarial unificada 2025 dos trabalhadores papeleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul. As deliberações tomadas neste fórum devem ter repercussão nacional, especialmente porque os sindicatos envolvidos representam trabalhadores de grandes empresas do setor, como Suzano e Klabin, que possuem unidades em diversos estados do país.

 


Companheiros Marcelo, Agenor, Marcelo Antosko e Gin

Representantes do Paraná


O 7º Encontro Nacional dos Papeleiros reafirma o papel estratégico das federações e sindicatos na unificação das pautas e na defesa dos direitos dos trabalhadores, diante dos desafios enfrentados pelo setor industrial no Brasil.