Publicação: 06/08/2025

 

 

Centrais entregam propostas a Lula, e Nova Central amplia participação no Conselhão

 


A Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) participou, nesta terça-feira (5), em Brasília, da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”. O encontro reuniu representantes de diversas entidades da sociedade civil, incluindo dirigentes das centrais sindicais e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A NCST esteve representada por seu presidente, Moacyr Auersvald, e por José Reginaldo Inácio, diretor de Formação Sindical e Qualificação Profissional da entidade e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).


Na abertura do evento, o presidente Lula ressaltou a importância do Conselhão como elo entre o governo e a sociedade civil organizada. Em seu discurso, Lula destacou temas estratégicos para o país, como a transição ecológica, os desafios da COP e a defesa da soberania nacional.

 

 

As centrais entregaram ao presidente Lula e ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, um documento com propostas para enfrentar a crise do tarifaço, reforçando a posição conjunta em defesa da soberania nacional e contra interferências externas nos Três Poderes.


“A participação da Nova Central no Conselhão reflete o compromisso da entidade em garantir que os interesses da classe trabalhadora estejam no centro dos grandes debates nacionais, sobretudo em pautas globais como o combate às mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Moacyr Auersvald.


Além do presidente da Nova Central, agora José Reginaldo faz parte do colegiado, ampliando a presença da entidade no espaço e fortalecendo a representatividade dos trabalhadores. A iniciativa reafirma o compromisso da NCST com o diálogo social e a construção de políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis.

 


CLIQUE AQUI e confira do documento das centrais “Propostas das Centrais Sindicais diante da Guerra Comercial: Soberania, Emprego e Desenvolvimento”

 

Fonte: NCST